26 de março de 2010

Evitando Erros

As imagens que ilustram esta página mostram as consequências de alguns dos erros mais comuns que se podem cometer ao construir e pintar um modelo de avião. Quase sempre, um só destes erros é suficiente para comprometer totalmente o aspecto de um modelo que, de resto, está bem realizado e, por isso, é muito importante tentar evitar que uma pequena distração arruine o trabalho a que estamos a dedicar tanto esforço. Um erro constante consiste em não utilizar, por preguiça ou desconhecimento, ferramentas adequadas que facilitem a tarefa. Só se seguirem à risca as indicações de montagem e se se travar o compreensível desejo de terminar rapidamente o trabalho é que se pode esperar obter resultados satisfatórios.



1. Canópi - não foi aplicada fita (mascára) antes da pintura, a fim de se obter uma separação cromática exata.
2. "Silvering" - efeito obtido quando não é aplicado verniz brilhante antes da colocação dos decalques.
3. Bolha de ar sob o decalque - não utilização de fixadores para decalques.

Considerando agora os erros mais comuns, o primeiro que devemos evitar é o de separar as peças à mão ou à força do suporte do kit: de fato, se assim fizermos, corremos o risco de estragar ou partir algumas peças, com consequências as vezes irreparáveis e quase sempre de difícil reparo. A melhor maneira de separar as peças consiste em utilizar um alicate para plástico (à venda nas melhores lojas de modelismo) ou um cortante, tendo neste caso o cuidado de apoiar a peça sobre uma superfície dura e plana.
No que diz respeito à montagem, o principal cuidado é evitar as deformações por excesso de cola. Normalmente, a cola derrete o plástico e, assim, torna-se muito difícil reparar os danos provocados. A única coisa que se pode fazer é esperar que a cola seque bem e, então, eliminar qualquer resto com lixa muito fina. Todas as ranhuras entre as peças, sobretudo as do dorso da fuselagem, devem ser cuidadosamente emassada. Às vezes, pode acontecer que o emassamento aparentemente bem feita deixe de fato uma depressão ou um degrau entre as peças: uma de mão de primer - que deve ser sempre aplicado antes da pintura definitiva - permitir-nos verificar com precisão a eficácia do emassamento que, se for preciso, deverá ser repetida (deixando secar a anterior, pelo menos 24 horas).

Também é preciso uma grande precisão na montagem de alguns detalhes, entre eles os trens de aterragem, os estabilizadores de cauda e o leme. De fato, nestes casos é muito importante verificar se as peças estão simétricas e no ângulo correto em relação ao resto do avião. Além disso, no caso do trem de aterragem, a posição incorrecta de uma peça fora do eixo enfraqueçe a sua resistência, implicando a quebra devido ao peso do modelo. As peças transparentes, canópi, luzes de posicionamento e de aterragem, devem ser coladas usando, de preferência, colas vinílicas ou produtos específicos como o Revell Contacte Clear ou o Humbrol Clearfix, que não mancham o plástico e se tornam totalmente transparentes quando secos: dada a natureza especial destas peças, o uso de cola normal, se não for extremamente cuidado, é muito perigoso.

Antes da pintura final, é preciso, como já foi referido, aplicar uma de mão de base, operação que se torna indispensável quando é preciso realizar um acabamento metalizado. Também é muito importante para o resultado final ter um cuidado especial com as máscaras, confirmando se a fita adesiva adere bem à superfície do modelo e se as linhas de separação correspondem às que se devem obter. Uma vez pintado, é melhor não tocar no modelo a fim de evitar marcas brilhantes na superfície. Nunca se devem esquecer os pequenos detalhes, mas importantes, como os escapes, as extremidades das pás dos hélices ou os canos das armas, tendo o cuidado de usar uma cor de tonalidade adequada. Finalmente, quando se aplicarem os decalques deve evitar-se usar os dedos e recorrer a um pincel e a pinças. Devem ajustar-se bem às superfícies, devendo eliminar-se rugas e bolhas de ar. Enquanto as insígnias ainda se podem mover, devemos verificar se estão colocadas simetricamente e no local exato.

Insígnia colocada "ao contrário".

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